domingo, 6 de março de 2011

Cristão ou Evangélico ?

O que é ser evangélico nos dias de hoje..

O termo "evangélico" deriva da palavra "evangelho", a qual significa "boas novas". Durante toda a história, o termo "evangélico" foi usado para referir-se a tudo o que concerne ao evangelho de Jesus. Após a Reforma Protestante, esse termo começou a ser usado de uma forma crescente pelas denominações que surgiram posteriormente, até chegar ao ponto de identificar os membros de tais denominações como "evangélicos".  Na verdade, ser evangélico, no sentido real da palavra, é crer e obedecer ao evangelho de Jesus. Porém, atualmente, como veremos mais adiante, em virtude da apostasia (desvio da fé) generalizada nestes tempos finais, o termo "evangélico" tem adotado uma outra concepção na mentalidade das pessoas. O que vemos hoje são grupos que, usando como pretexto o nome de Deus e o evangelho, procuram o lucro financeiro e o poder político. Não deveríamos estar surpresos com a gigantesca apostasia que assola as igrejas, já que a Palavra nos alerta há 2000 anos:

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita." (II Pedro 2:1-3)

É por isso que, atualmente, o termo "evangélico" perdeu seu verdadeiro sentido na mente das pessoas do mundo, em função do comportamento de líderes que "tem aparência de piedade e negam a eficácia dela". Há algumas décadas, ser evangélico era ser "alienado", "louco" ou "fanático". Tais adjetivos foram usados desde o começo do cristianismo para os verdadeiros seguidores do Mestre e Pedro nos mostra a grandiosidade de sermos participantes das aflições de Cristo, sofrendo a rejeição do mundo:

"Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte." (I Pedro 4:14-16)  

Porém, ser "evangélico" hoje, na mentalidade da maior parte das pessoas, já não significa necessariamente seguir fielmente o evangelho de Jesus Cristo, mas pertencer a um determinado segmento da sociedade, o qual é utilizado para diversos fins humanos (políticos, pessoais, institucionais, megalomaníacos, etc). Ser "evangélico" hoje é correr o risco de ser confundido com aqueles que usam o evangelho de Jesus como fonte de lucro, trilhando um caminho de escândalos e de práticas antibíblicas, em função da gigantesca apostasia que se expande no seio das igrejas que se intitulam "evangélicas".

Sinceramente irmãos, o termo “evangélico” virou rótulo. Nos dias de hoje qualquer um se diz evangélico, mas não sabem o peso de serem servos e de seguirem realmente a cristo.
Eu vi algo muito interessante no Twiter hoje, que dizia o seguinte:

“Ter um piano em casa não faz de você um pianista, estar na igreja também não faz de você um servo de Deus”

Isso me impactou bastante, por ser algo tão simples, mas com muita profundidade, e me fez abrir os olhos para muitas coisas.
Há pessoas que fazem questão de ser rotuladas como evangélicas, e fazem questão de mostrarem que fazem parte do “corpo de cristo”.

(Falando em “mostrar”, me fez lembrar uma pregação do Juliano Son, onde ele dizia que pessoas gostam de mostrar, elas precisam mostrar, compraram um carro, elas precisam mostrar, foram promovidas, precisa mostrar, isso são coisas! Mas precisam mostrar aos seus irmãos o que conquistaram. Eu não sou contrar a pessoa dar testemunho do poder de Deus, mas quando a Glória da conquista seja dada á Deus!)

Semana passada estava conversando com um grupo de pessoas, onde algumas não confessavam a fé em Jesus, uma pessoa perguntou a religião das demais. Uma dessas disse que era evangélica. Algo me chamou a atenção quando perguntaram a um amigo meu e ele disse que era CRISTÃO.

Ser Cristão foi o nome dado aqueles que seguiam a Cristo. A meu ver esse seja o melhor adjetivo aos que realmente servem a Deus através de Jesus. Buscando seguir seus mandamentos, realmente morrendo pra este mundo e dizendo NÃO aos prazeres deste.


"E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas" (Apocalipse 18:4)


Glória ao único !

Nenhum comentário:

Postar um comentário