terça-feira, 20 de setembro de 2011

Estudo das Cores

Por que devemos estudar os significados das cores?
"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento." (Oséias 4:6)
É muito importante que você utilize as cores conhecendo os seus significados. As cores constroem uma imagem visual e comunicável, por isso devemos sempre nos preocupar com o que as pessoas estão vendo, pois as cores como também a dança são visuais.
Esse versículo citado acima, não se aplica somente as cores. Você como um sacerdote de Deus, deve estudar e conhecer tudo o que for possível e necessário para que não pereças no conhecimento.
Antes de você começar a ler as cores e os seus significados, é importante lembrar que alguns significados são biblicamente comprovados, mas existem cores ou significados que a Bíblia não menciona, portanto esses serão estudos culturais brasileiros. Os significados culturais das cores variam de uma cultura para outra. Por exemplo, na cultura americana a cor verde significa riqueza e para nós brasileiros o amarelo é que significa riqueza.

Preto - Pecado, dependência, morte do eu, humilhação, luto, tristeza, aflição.
Amarelo - A unção do Espírito Santo, o oléo que quebra o jugo, riqueza (ouro).
Amarelo e Ambar - Glória de Deus, Presença de Deus.
Vermelho - O sangue de Jesus, a redenção, sacrifício, amor.
Verde - Esperança, renovo, unção, prosperidade.

Azul - Cura, as águas do rio de Deus, presença do Espírito Santo, Céu.
Rosa - Singeleza, simplicidade, alegria.
Marrom - O madeiro, a cruz, o barro.
Branco - Pureza e Santidade, Espírito Santo.
Bronze ou Cobre - Julgamento.
Dourado - Divindade de Deus.
Laranja - Louvor com intensidade.
Cinza - Arrependimento.
Roxo, Púrpura e Vinho - Realeza, Autoridade, Majestade. 

É claro que buscando na Bíblia a orientação de Deus, e até mesmo na cultura, encontraremos alguns outros significados... ou seja, o importante é saber exatamente que mensagem você deseja passar e buscar as cores certas em Deus! Muito mais do que a estética as cores também devem ser usadas como parte do ato profético.

Informações Adicionais:
- Em relação aos vários tons de azuis, procure observar os efeitos da natureza. Por exemplo, o mar revolto fica em um tom de azul-esverdeado. O Céu encoberto fica em um tom de azul-acinzentado. Isso pode te ajudar a definir o tom de azul da sua roupa.
- O Roxo/ Púrpura, era uma tonalidade extraída de um molúsculo muito caro, por isso era utilizada somente pelos reis e nobres, é também por isso que essa cor significa “realeza”, “autoridade” e “majestade”.
- O Rosa pode gerar algumas discordâncias no caso de um homem usar tal cor, mas a masculinidade de um servo de Deus não está na roupa e sim na forma como ele dança. Mesmo assim, é necessário muita sabedoria ao utilizar essa cor em um homem.

*Sobre o Arco-Íris:
O Arco-Íris é a forma que a Bíblia descreve no antigo testamento de firmar a aliança de Deus com o homem. Mas o diabo deteriorou essa imagem culturalmente, pois no mundo o arco-íris é o símbolo do homossexualismo.

Fonte:

Um comentário:

  1. um otimo estudo vou deixa só um comentario Deus não da a sua gloria a ninguém arco-iris no hebraico é arco celeste porque iris era uma Deusa

    ResponderExcluir