terça-feira, 13 de setembro de 2011

Lições no Santuário


Lições no Santuário

O Santuário é a forma mais perfeita criada por Deus, para ensinar as lições do plano da redenção, o plano para salvar o ser humano.
Ponto interessante: Não há informações sobre o pátio do santuário celestial, percebeu? O sacrifício era feito no pátio, onde também havia a pia. Não havia morte dentro da tenda. Jesus foi batizado aqui na Terra e aqui também foi morto. Jesus morreu fora das portas do santuário do céu. O único lugar que pecadores poderiam pisar era dentro do pátio, fora da tenda. O único lugar do universo que há pecadores é a Terra, assim, podemos dizer que a terra é o pátio do santuário celestial, visto que foi aqui que o verdadeiro cordeiro rendeu a vida, o cordeiro morre no pátio.
Podemos mostrar 2 lições espirituais encontradas no santuário, são elas:
1) Com o pecador
2) Com Cristo
1) COM O PECADOR
Observe que se colocarmos a impressão de uma cruz sobre a planta baixa do santuário, ela encaixará perfeitamente, mostrando assim que o SANTUÁRIO e o PLANO DA REDENÇÃO estão perfeitamente ligados. Além disso, podemos dividir em etapas o processo de aceitação de um pecador arrependido até chegar a Deus, são elas:
1.1 Perceba que o altar de sacrifícios está exatamente ao pé da cruz, esta é a primeira das partes que é vista quando o pecador se apresenta ao santuário, nesta fase o pecador arrependido se chega e aceita o sacrifício redentor de Jesus. Esta é a salvação que está a disposição 24h, aceite ele ou não. É a justificação pela fé, quando seus atos de injustiça são substituídos pelos atos de Cristo, tornando-o justo, justificado diante de Deus.
1.2 Nesta outra fase, o pecador que já está justificado, aceitar através do batismo unir-se ao corpo de Cristo, a igreja, recebe dons para utilizar na causa e comunga com os irmãos. Ele é considerado inocente, é aceito como membro da família de Deus.
1.3 Agora, depois de ter aceito a Cristo como salvador e ter recebido o batismo, perceba que o próximo passo que o homem passa é ao candelabro, indica que ele percebe que não existe santificação sem a luz de Cristo e sua palavra, na mesa dos pães, deve alimentar-se do verdadeiro alimento, entende que a presença de Cristo na vida do crente é a principal fonte de alimento e sustentação, Deus provê todas as necessidades.
1.4 Nesta altura o pecador já consegue compreender perfeitamente que é impossível ter uma vida de santificação sem oração, o altar de incenso é um recordativo que mostra a importância de ter um local especial no lar, reservado para busca através da oração. Local onde os méritos de intercessão de Cristo através do culto são reinvindicados.
1.5 Não há como contemplar a manifestação da presença de Jeová sem ter aceito a Cristo, ser batizado, levar uma vida de oração e leitura da bíblia. A arca do concerto contendo os mandamentos eternos e imutáveis mostram que agora o cristão vive uma vida moralmente correta, pois a Lei é dada para que a Graça possa ser exigida, e a Graça é concedida para que a Lei possa ser cumprida.
Está a disposição do pecador um Deus que é mediador, advogado e sumo-sacerdote. 1Tm 2:5 / 1Jo 2:1 / Hb 10:21
2) COM CRISTO
No ministério de Cristo na terra, podemos encontrar uma incrível relação com o santuário. Na primeira parte ele seria um sacrifício perfeito na terra, na segunda Ele seria o intercessor da humanidade.
2.1 O tabernáculo é o local onde a presença de Deus está, a porta que dá acesso é a única maneira por onde o pecador poderia chegar lá, pode apontar ou significar Cristo, pois o mesmo é a única "porta" de entrada que dá acesso à Deus.
2.2 O pátio simboliza a terra. Se o cordeiro morria no pátio, e se o verdadeiro cordeiro que é Cristo morreu na terra, então a terra é o pátio do santuário celestial.
2.3 A pia é o símbolo do batismo. Nesta fase, Cristo chega ao rio Jordão pra ser batizado por João Batista, ensinando a grande lição de que por esta fase todos deveriam passar para serem aceitos como cristãos, mediante arrependimento.
2.4 Nesta fase Cristo revela-se a humanidade como a luz do mundo e como pão da vida. Aquele que iluminaria os caminhos dos homens e seria o verdadeiro alimento para eles. Mostra ser o único meio de salvação.
2.5 O altar de incenso, símbolo das orações. Cristo viveu uma vida de oração, dando exemplo de dependência total de seu Pai, pela manhã, a tarde e de madrugada estava ele a orar incessantemente por forças. Outra lição é que em seu ministério Jesus vive sempre para interceder por nós.
2.5 O véu, separa o homem de Deus. Feito de linho branco, azul, púrpura, e escarlata, da mesma maneira que as cortinas decoradas que cercavam o Santo dos Santos. O véu nunca poderia ser tocado, exceto pelo sumo sacerdote. O véu ensina-nos sobre Jesus Cristo. Em Hebreus diz que nós podemos entrar confiadamente no Santo dos Santos, pelo sangue de Cristo, "pelo véu.
2.6 Já na segunda fase, onde encontramos a arca da aliança no lugar santíssimo, aprendemos uma bela lição, Cristo é nosso mediador, nosso advogado, o sumo-sacerdote e será nosso juiz. É ele que intercede por nós, quem nos defende e também quem nos julgará. Os querubins representam os seres celestiais que assistem à presença do todo poderoso.


Fonte : 

Nenhum comentário:

Postar um comentário